10 cuidados que a oficina mecânica deve ter com carro no inverno

10 cuidados que a oficina mecânica deve ter com carro no inverno

2 anos atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

A revisão preventiva é parte importante dos cuidados que o carro precisa no período de inverno, que é quando ele fica mais vulnerável e necessita de mais atenção. As baixas temperaturas podem prejudicar algumas peças, o que pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros. Nesse período, devemos tomar um cuidado ainda maior com o carro. Por isso, a sua oficina mecânica deve ficar atenta aos itens que devem ser revisados e merecem maior atenção.

Itens do carro que devem ser checados em sua oficina mecânica

Limpadores de para-brisa

Um dos itens que devem ser revisados e, quando necessário, substituídos, são os limpadores de para-brisa. A borracha deste item fica o tempo todo em contato com o vidro, exposto ao frio e ao calor, podendo causar ressecamento e diminuindo sua eficiência.

Durante o inverno, é importante que a borracha esteja com uma boa aderência, proporcionando uma maior eficiência. Logo, ela deve estar em bom estado para funcionar com toda a sua potencialidade. Lembre-se também de checar o reservatório de água dos limpadores de para-brisa.

Sistema de partida a frio (tanquinho de gasolina)

No inverno, sempre bom manter gasolina no reservatório de partida a frio (o tanquinho). Este sistema entra em funcionamento se a temperatura estiver a baixo de 15º. Caso não tenha ou a gasolina esteja muito velha, o veículo pode ficar falhando.

Em média, o reservatório de par­­tida a frio comporta 1 litro de com­­bustível e o seu nível não abaixa com frequência.  Alguns modelos atuais já dispensam o tanquinho de gasolina.

Em todo caso, recomenda-se a verificação a cada 15, com a substituição da gasolina velha em 90 dias, pois pode ocorrer um vazamento ou perda de eficiência. Procure seguir as recomendações do fabricante quanto ao volume a ser utilizado no tanquinho e oriente os seus clientes a respeito destes cuidados.

Desembaçadores e sistema de ventilação

Nada é pior do que dirigir com pouca visibilidade. E com os vidros embaçados então, não dá. Logo, é fundamental verificar se o sistema de ventilação dos veículos que chegam até a sua oficina está funcionando adequadamente, bem como o sistema antiembaçante.

Em dias chuvosos e frios, a diferença de temperatura externa e interna faz com que os vidros fiquem embaçados. O ar-condicionado, por ser menos exigido, deve ser ligado, pelo menos uma vez por semana, por cerca de 10 minutos, a fim de manter a integridade do sistema. Fale sobre estes cuidados com os seus clientes, para que assim eles possam manter estes itens em bom funcionamento até a próxima revisão.

Calibragem e estado dos pneus

Independentemente da estação, é fundamental verificar a pressão dos pneus, principalmente do estepe. Nestas época é muito comum que as pessoas trafeguem na lama ou neve, por isso, é bom sempre lembrá-las de levar correntes. Elas dão um maior potencial de aderência ao seu veículo.

Pneus com sulcos muito baixos ou carecas não têm aderência, prejudicando o escoamento da água em dias chuvosos, podendo ocasionar uma derrapagem por aquaplanagem. Por ser um item de segurança, é sempre verificá-los.

Líquido de arrefecimento do radiador

Se a sua oficina atende clientes que moram em locais muito frios, é sempre bom observar o líquido de arrefecimento do radiador. Em um inverno muito severo, considere o uso de um anticongelante.

Este aditivo impede que o carro congele no inverno. Além disso, o líquido ajuda para que a água não evapore e enferruje peças do sistema de arrefecimento.

Bateria e sistema elétrico

No inverno, um dos itens que devem passar por revisão é a bateria, já que ela tem a sua potência reduzida devido às baixas temperaturas. Nessa estação, é comum a utilização de mais recursos do carro como faróis, desembaçadores, sistema de refrigeração, limpadores, sistema de partida a frio. Por isso, é sempre bom ter uma atenção maior com este item, observando se ele está em boas condições.

Vale lembrar que é importante checar o indicador de carga e os cabos elétricos ligados a este item, para ter a certeza do bom funcionamento da bateria.

Velas, cabos e correias

Outro item que merece uma atenção é o conjunto de velas de ignição. Quando gastas, elas comprometem o desempenho do veículo, principalmente no em dias mais frios, dificultando a partida. Lembre os seus clientes de terem uma atenção maior nesta época do ano. Se, por exemplo, o carro não pegar na partida, o motorista não deve ficar tentando forçar, já que tal ação pode causar o encharcamento das velas.

Os cabos de vela também devem ser revisados e trocados, bem como as correias do motor. Em épocas frias, a possibilidade de ressecamento é maior, o que pode ocasionar uma quebra.

Motor de arranque

Não basta estar com a bateria em boas condições. O motor de arranque é fundamental na hora de dar a partida e passa ser mais exigido no inverno. Por isso, é possível que ele falhe caso não seja revisado.

Como o afogador é um dos itens mais requisitados no frio, é fundamental verificar se o carburador está funcionando bem. Além disso, é preciso checar os parafusos do motor de partida e a parte elétrica ligada ao motor de arranque.

Faróis e lanternas

Em dias chuvosos ou com neblina, os faróis são importantes para aumentar a visibilidade do veículo na estrada. As noites são mais longas e estar com o sistema de elétrico em dia é importante. Alguns modelos mais equipados já vêm de fábrica com luzes de neblina. Lembre-se de revisá-los de acordo com as especificações no manual do veículo.

Pintura automotiva

Durante o inverno, o acúmulo de sujeira pode destruir o brilho da pintura automotiva. Para evitar manchas e opacidade, é importante verificar a superfície do carro e entregá-la encerada, usando produtos de qualidade que ajudam a proteger a lataria do veículo. Não se esqueça de falar sobre estes cuidados com cliente, assim, ele conseguirá manter o carro sempre em boas condições.

Os carros exigem muitos cuidados no inverno. Nas épocas mais frias, sempre é exigido mais do veículo, o que faz com que as peças que o compõem, precisem de manutenção constante. Por isso, ofereça um serviço completo em sua oficina mecânica, dando ao cliente a segurança de que sempre pode contar com uma manutenção de qualidade. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Não se esqueça de deixar o seu comentário!