5 dicas para inovar na oficina mecânica

5 dicas para inovar na oficina mecânica

2 anos atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

A profissão de mecânico é bastante antiga e, assim como acontece em quase todas as profissões, tem mudanças frequentes. Afinal, além da concorrência, conhecer todas as especificidades dos motores automotivos que são produzidos atualmente exige atualização constante.

Essa necessidade atualização não se restringe ao campo do conhecimento — sua oficina mecânica também deve estar em dia com as necessidade mercadológicas do momento. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você inovar na oficina mecânica e alavancar seu negócio. Confira!

1. Estude sempre

Ser mecânico não é uma tarefa fácil. A atualização deve ser contínua e não apenas acerca dos conceitos mecânicos, mas também na gestão das oficinas. Imagina se todos os gestores administrassem seus empreendimentos da mesma forma desde quando abriram? Não seria possível sobreviver, afinal, muita coisa mudou nos últimos anos.

E não pense que, se sua empresa for nova, você pode ficar parado no tempo. As redes sociais, por exemplo, sequer existiam há pouco tempo, e, desde que surgiram, já apresentaram várias mudanças e atualizações, afetando diretamente a forma com os consumidores lidam com a experiência de compra de produtos e serviços.

Mas o que isso quer dizer? Se você não estiver por dentro daquilo que as pessoas praticam, gostam e usam, dificilmente atenderá com excelência os seus clientes. 

2. Arrisque-se

Não tenha medo de errar! Lembre-se, você pode aprender com os erros. Imagine que você adquiriu uma nova máquina para a sua oficina. Se seus clientes gostarem, será um sucesso. Se não, você pode procurar saber porque não foi aceito. O que faltou? O que precisa melhorar? 

Não deixe de arriscar e busque inovações para sair na frente e se diferenciar da concorrência.

3. Contrate funcionários qualificados

Funcionário qualificado é diferente de funcionário com experiência. Tem muitas pessoas querendo uma oportunidade para começar e aprender — e que podem agregar muito valor ao seu negócio. E é claro que tem muita gente experiente no mercado que também te ajudará nas inovações que você precisa.

Onde achar pessoal qualificado? Além de divulgar a vaga de emprego em variados meios, não deixe de conversar com cada candidato, explicar claramente o que você espera dele e observar atentamente como ele se porta, além dos conhecimentos e experiência de que ele dispõe.

Dica importante: educação, bom humor e conhecimento do produto são primordiais para inovar no atendimento da sua oficina.

4. Saia da sua zona de conforto

Está sentindo que o movimento na sua oficina mecânica caiu? É hora de aprimorar o atendimento, verificar se os praticados preços são compatíveis com o mercado e rever as estratégias de marketing .

Faça pesquisas, converse com seus clientes e descubra em quais aspectos você pode evoluir. Se mesmo com todas as novas funcionalidades, você só faz a divulgação do seu serviço no jornal impresso local, por exemplo, abra sua mente! Existem muitas outras formas de fazer propaganda.

Isso não quer dizer que a publicidade no jornal seja ruim, só talvez não seja adequada às demandas que o seu negócio exige.

5. Adquira elevadores automotivos

Oficinas mecânicas que utilizam apenas macacos manuais para levantar os veículos acabam ficando para trás — considere adquirir um elevador automotivo. Ele te dá mais possibilidades de execução de serviço — sem falar que alguns procedimentos não são possíveis de serem realizados nos macacos comuns. Mais um detalhe importante: o elevador vai te fazer atender mais clientes, pois o serviço fica mais dinâmico e rápido.

Curtiu nossas dicas? Já passou por algum problema para inovar na oficina mecânica e essas sugestões te ajudaram? Conte sua experiência nos comentários!