5 maneiras de aumentar o ticket médio em sua oficina mecânica

5 maneiras de aumentar o ticket médio em sua oficina mecânica

2 anos atrás 1

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Manter tudo funcionando bem em uma oficina não é tarefa fácil. São muitas coisas para fazer ao mesmo tempo: atender clientes, negociar com fornecedores, cuidar dos funcionários, dentre outras atribuições.

Foi para ajudá-lo a conseguir vender mais para um mesmo cliente que fizemos este texto. Continue conosco e veja como aumentar ticket médio dos seus clientes.

1. Aumente os serviços e as mercadorias oferecidas

Não vai dar para você conseguir aumentar o volume de vendas para os mesmos clientes se tiver poucas coisas para oferecer a eles. Isso é bem fácil de entender, mas precisa ser dito, pois muita gente não repara.

Por isso, veja se os serviços que você tem estão bem abrangentes. Não é o caso de sair fazendo de tudo, mas estude o que é possível incrementar de maneira mais prática e lucrativa.

Se sua oficina faz balanceamento, tem que oferecer alinhamento; se tem pintura, pode ter também um martelinho de ouro; se troca óleo, é bom que tenha as marcas mais usadas de óleo disponíveis no estoque.

Avalie o seu espaço e a capacidade dos seus funcionários, e pense em qual tipo de serviço pode acrescentar à lista já oferecida.

Quanto às peças, faça o mesmo: pense em que itens os seus clientes acabam precisando mais, mantenha disponíveis no seu estoque e lembre-se também de oferecer o serviço de instalação para que não precisem ir a outros lugares gastar o dinheiro deles.

2. Invista em equipamentos

Evitar perder clientes pela falta de equipamentos é muito importante. Sempre tem aquele cliente que passa na oficina sem agendar, precisando de um atendimento naquele momento, sem poder voltar outro dia.

Se nesse momento as únicas ferramentas automotivas para o serviço estiverem sendo usadas em outro veículo, provavelmente ele irá embora, para procurar outra oficina aberta no caminho.

Além disso, ter ferramentas disponíveis ajuda o seu negócio a ter mais produtividade, liberando os serviços mais rápido porque acaba com aquela desculpa de que “o outro mecânico está usando a peça que eu preciso e só tem uma”.

Outro motivo de ter bons equipamentos é deixá-los à vista (de maneira organizada) para que os próprios clientes percebam que a sua oficina tem outros serviços a oferecer que eles não sabiam ou não tinham lembrado de perguntar.

Isso vai ajudar você, no mínimo, a fazer mais orçamentos.

Considere a aquisição de equipamentos mais modernos e especializados, pois além de aumentar a sua gama de atividades, mostrará aos seus clientes que a sua oficina é mais profissional que as concorrentes.

3. Saiba organizar a sua loja

Sabe quando vamos a uma grande loja de departamentos e, na saída, passamos por um pequeno corredor cheio de produtos que normalmente são mais baratos? Lembra que, quando chegamos ao caixa, acabamos tendo nas mãos mais produtos, como meias, canecas, canetas, chocolates e balas?

Pois é, esse truque também pode ser usado em sua oficina. Avalie o que os clientes andam comprando na sua loja e veja o que mais pode ser oferecido de acordo com o fluxo deles dentro do seu espaço.

Deixe, por exemplo, perto do caixa algum produto para limpeza de vidros, limpadores de para-brisas, capas para som portátil, porta-óculos e outros itens avulsos que podem ser úteis, mas que nunca nos lembramos de comprar.

Crie uma disposição de maneira que esses tipos de produtos estejam bem visíveis e de fácil alcance, mas de forma organizada para manter uma boa impressão.

Com o tempo você vai perceber qual o melhor conjunto de itens que realmente vende e não ficará mais sem eles.

4. Converse com o seu cliente para aumentar o ticket médio

O especialista em mecânica automotiva é você, não o seu cliente, correto? Então, como ele sabe exatamente o que precisa para o carro dele?

Normalmente, todo mundo que tem carro entende pelo menos o mínimo sobre o veículo, mas por mais que o seu cliente tenha uma boa noção de mecânica provavelmente sua equipe vai ter mais de conhecimento.

Por isso é muito importante conversar com o seu cliente. Pergunte o motivo de ele estar em sua oficina, o que ele precisa e se tem mais alguma coisa que possa ser feita no carro dele.

A ordem é mesmo investigar. Descubra se há mais alguma coisa que você pode fazer por ele. Dessa forma você oferece um serviço mais completo e profissional, e pode aumentar o seu faturamento com o veículo que já está na sua oficina.

Uma ótima dica é ter um checklist já preparado para ir avaliando a situação por completo.

5. Faça campanhas promocionais

Ter boas promoções na sua oficina é uma coisa que funciona muito bem. É lógico que você tem que saber fazer promoções da maneira certa. Quem resiste a um brinde na compra de algum tipo de produto ou serviço?

Faça as suas contas e veja o que pode oferecer para o seu cliente deixar mais um pouco do dinheiro dele no seu caixa. Pode ser, por exemplo, que no serviço de alinhamento e balanceamento ele ganhe uma regulagem de farol. Ou, ainda, realizando a pintura automotiva do carro todo cliente ganha um bom desconto para a cristalização.

Avalie o que é mais interessante para você oferecer e que seja do interesse do seu público e, depois de definido como funcionará a promoção, crie peças de comunicação para divulgá-la. Pode colocar no seu site, fazer alguns cartazes para espalhar pela sua oficina.

Lembre-se também de atualizar todos os seus colaboradores. Eles precisam entender direitinho como tudo funciona.

Por último pense se vale a pena manter suas promoções por tempo indeterminado ou se o melhor a fazer é considerar prazos específicos.

Provavelmente verá que algumas delas podem ser deixadas sem data para acabar, ao passo que outras podem ser utilizadas para, por exemplo, liberar o estoque que ficou parado de algum produto que você comprou e que teve uma saída mais lenta do que imaginava.

Se você gostou destas dicas, já utiliza alguma, quer dividir sua experiência ou mesmo se conhece mais outras que possam ser úteis para aumentar ticket médio de uma oficina, compartilhe o seu conhecimento conosco aqui nos comentários. Queremos saber mais de você e do seu negócio!