Aprenda a evitar conflitos por causa das vagas de garagem do seu condomínio

Aprenda a evitar conflitos por causa das vagas de garagem do seu condomínio

1 ano atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Se tem uma coisa que pode desencadear brigas feias entre vizinhos, são as vagas de garagem em condomínio. Mas, ao contrário do que muitos podem imaginar, existem soluções simples que podem diminuir muito a incidência de problemas do tipo.

A verdade é que mesmo os condomínios mais organizados podem sofrer com problemas relacionados ao estacionamento. A falta de informação e de empatia são algumas das principais causas de confusões mais graves.

Neste artigo, você vai descobrir algumas dicas que podem evitar problemas com vaga de garagem em condomínio e até resolver brigas antigas entre vizinhos.

1. Cartazes para conscientizar os moradores

Se você mora em condomínio, já deve ter se deparado com a seguinte situação: achando que não atrapalharia, um condômino resolveu estacionar fora da garagem e ficou ali por uns 5 minutos enquanto tirava as compras do carro.

Situações como essa atrapalham o fluxo do estacionamento e podem até mesmo causar acidentes graves. O problema é que nem todos os moradores reconhecem a gravidade de ações como essa. Então, cartazes informativos são ótimas soluções, podendo ser usados para avisar sobre os principais erros que são cometidos ao estacionar em vaga de garagem em condomínio.

Lembre-se de que nem todos os vizinhos leem informativos em mural, então, é crucial que os cartazes possuam letras grandes e sejam instalados em lugares visíveis, como nas proximidades do elevador.

2. Distribuição de vagas diferente

Atualmente, algumas construtoras já vendem os apartamentos com a vaga de garagem definida, e isso pode evitar alguns dos problemas no estacionamento do prédio.

No entanto, se esse não é o caso do seu condomínio, o melhor é sugerir uma distribuição de vagas. Ou seja, em vez de deixar as vagas livres e lidar com injustiças e até discussões entre vizinhos, os condôminos podem optar por sortear as vagas ou realizar um rodízio.

O sorteio funciona muito bem para dar a todos os moradores a possibilidade de usufruir das melhores vagas.

3. Comunicação para resolver problemas

Sempre tem aquele condômino que não olha para os lados antes de abrir a porta do carro e acaba arranhando ou amassando o carro da vaga vizinha.  Isso é um problema grave e fonte de brigas tensas entre os moradores. Além disso, casos ainda mais comuns envolvem pessoas que estacionam errado e acabam tomando parte da vaga de outras garagens.

Em casos assim, o ideal é que os condôminos resolvam o problema entre si usando estratégias de comunicação simples. Deixar no para-brisa do carro um bilhete solicitando que a pessoa preste mais atenção ao estacionar, por exemplo, pode ser uma solução. Em casos mais graves, vale mandar uma carta mais detalhada, mas educada, e deixar debaixo da porta do vizinho.

4. Cuidado com o comportamento pessoal

Se você utiliza o estacionamento do prédio, vale prestar atenção ao modo como você se comporta para evitar problemas.

Ou seja, tenha cuidado para estacionar corretamente no lugar delimitado, abra a porta com cuidado, evite estacionar fora da vaga (mesmo durante pouco tempo) e não deixe entulho ou outros itens na sua vaga na garagem. Só com essa atenção, você já pode evitar muitas das confusões referentes à vaga de garagem em condomínio.

5. Soluções alternativas

Se o estacionamento do condomínio é apertado, mesmo o melhor dos comportamentos pode gerar problemas. Em situações assim, pensar em alternativas para otimizar o estacionamento é a melhor opção.

Algumas empresas trabalham especialmente para encontrar soluções para vagas de garagem em condomínio, melhorando o uso do espaço. Uma solução, por exemplo, é o duplicador de garagem.

O que achou dessas dicas para evitar problemas relacionados à vaga de garagem em condomínio? Se você tem dúvidas ou outras dicas para compartilhar sobre o assunto, deixe um comentário!