Como montar uma oficina mecânica especializada e qualificada?

Como montar uma oficina mecânica especializada e qualificada?

2 anos atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Abrir uma oficina mecânica pode ser um grande desafio, até mesmo para gestores mais experientes, já que é um setor que conta com uma alta concorrência e pouca mão de obra realmente qualificada e especializada.

Para quem está pensando em entrar nesse ramo, saiba que é possível sim ter um negócio lucrativo e de sucesso, desde que ele seja muito bem planejado e criado de maneira a se destacar dos concorrentes, oferecendo serviços de qualidade e mão de obra especializada.

Se você se identifica com o setor automotivo e tem vontade de abrir ou refazer o planejamento da sua oficina mecânica, confira as dicas a seguir!

Defina os serviços oferecidos

Os serviços oferecidos por uma oficina mecânica podem ser variados, como troca de óleo, instalação e manutenção de ar-condicionado, alinhamento e balanceamento, sistemas de injeção, sistema de freios, etc.

Porém, mesmo sendo um segmento amplo, o ideal é que o empreendedor foque em alguns ramos de serviços, para oferecer um trabalho especializado. Isso não quer dizer que só os mecânicos possam realizar certos procedimentos, mas sim, que eles devem ser direcionados — por meio de treinamentos e capacitações — para os serviços que são foco da oficina.

Essa estratégia vai ajudar a sua oficina mecânica a ser reconhecida como especialista em determinado ramo, um diferencial que pode, inclusive, ser explorado nas ações de comunicação e marketing do empreendimento.

Pesquise bem a localização

A localização de uma oficina mecânica é um dos itens que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Antes de escolher o endereço da sua empresa, pesquise bastante, converse com vizinhos, moradores, comerciantes, potenciais clientes e todos que podem fazer parte do grupo de interesses da sua firma.

Verifique também se a região já não está saturada de oficinas mecânicas. Observe a concorrência e veja se o local realmente é adequado para o segmento de atividades que você quer implementar.

As condições socioeconômicas dos moradores da região também devem ser levadas em consideração no seu planejamento, para que você escolha as estratégias de preço e comunicação mais adequadas ao público que vai atender.

Garanta a qualidade do serviço

O consumidor está cada vez mais exigente e a grande oferta de serviços oferecidos, inclusive pela internet, faz com que ele tenha muitas opções de escolha.

Uma oficina mecânica muitas vezes é escolhida pelo cliente pelo fator da proximidade. Ou seja, é muito comum que o carro do cliente quebre ou tenha algum problema na rua e ele escolha a oficina mais próxima para solucionar a questão.

Entretanto, o gestor não deve se acomodar com isso, já que esse mesmo cliente pode escolher voltar ou não para realizar outros reparos e manutenções em seu automóvel. E é nesse momento que o bom atendimento, a honestidade e a prestação de serviços diferenciados podem chamar a atenção do consumidor e fidelizá-lo, mesmo que a sua oficina mecânica se encontre mais distante da sua casa ou trabalho.

Portanto, esteja sempre atento com o que há de novo no setor. Invista em novas tecnologias, treine seus colaboradores e organize bem a agenda dos seus mecânicos, para que eles possam atender todos os clientes com a mesma dedicação, inclusive os que aparecem de surpresa, com situações de emergência.

Invista na capacitação dos colaboradores

Encontrar mecânicos capacitados e especializados em certos tipos de reparos automotivos não é uma tarefa fácil, e é por isso que as oficinas mecânicas estão sempre em busca de bons profissionais.

A rotatividade no setor é alta e muitas vezes o gestor acaba perdendo um bom colaborador porque sua concorrente ofereceu uma proposta melhor, e aí a procura por um profissional que preencha os requisitos necessários recomeça.

Para evitar esse tipo de problema, que traz prejuízos para a sua oficina, é essencial que a sua empresa se preocupe com o desenvolvimento dos seus funcionários, já que eles são a peça chave para o sucesso do seu negócio.

Além de contratar mecânicos que tenham afinidade e conhecimento específico no ramo de atuação escolhido para a sua oficina mecânica, investir constantemente na capacitação deles é muito importante.

Profissionais que estão sempre se atualizando e capacitando realizam seu trabalho de maneira mais segura e efetiva, evitando a perda de tempo com o retrabalho, e o que é pior, a insatisfação dos seus clientes.

Os treinamentos não devem ser apenas para a execução de suas tarefas, mas também sobre atendimento ao cliente. Normalmente, os mecânicos lidam diretamente com o público da sua oficina e por isso devem estar alinhados para prestar um atendimento impecável e ao mesmo nível para todos.

Essa é mais uma maneira de se diferenciar da concorrência e conquistar o consumidor, que passa a recomendar os serviços da sua empresa para os seus amigos e conhecidos também.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para a abertura de qualquer negócio, seja qual for a área de atuação. É a partir dele, que o empreendedor entende quem é o seu público, identifica qual é o local certo para desempenhar suas atividades, prevê situações, planeja ações de contingência e muito mais.

Tudo isso é extremamente necessário para o êxito da sua oficina mecânica, já que você vai precisar entender muito bem o mercado e todos os fatores internos e externos que influenciam no seu ramo de trabalho.

A documentação necessária para a abertura de uma oficina mecânica também é algo que deve ser levantado durante a criação do plano de negócios. Nesse momento, o gestor deve se atentar também às leis de regulamentação exigidas para o exercício legal das atividades a serem realizadas na empresa, evitando surpresas futuras.

De maneira alguma negligencie o plano de negócios, pois é ele que vai ajudar a sua empresa a superar as possíveis adversidades, por já ter contado com elas antes. Caso você não saiba por onde começar, pesquise bastante, busque informações, converse com outros gestores ou contrate os serviços de uma empresa especializada.

Gostou das nossas dicas sobre como montar uma oficina mecânica especializada e qualificada? Compartilhe este post nas suas redes sociais!