Como organização e espaço ajudam a aumentar o lucro na oficina mecânica?
como-organizacao-e-espaco-ajudam-a-aumentar-o-lucro-na-oficina-mecanica.jpeg

Como organização e espaço ajudam a aumentar o lucro na oficina mecânica?

6 meses atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Um cliente chega no mesmo momento em que outro está saindo e, nesse meio tempo, você tem que manobrar um carro aqui, arrumar uma peça lá, fazer uma cotação com o fornecedor, cobrar uma peça que está atrasada… quando vê, o dia já está acabando outra vez.

No dia seguinte, tudo se repete, e parece que não dá nem para respirar direito — muito menos dar uma arrumada na oficina mecânica. Aí a organização da empresa fica sempre para depois, mas tudo bem, porque o que importa é aumentar o lucro, trabalhando cada vez mais.

Parece um pouco familiar? Realmente, é necessário conseguir fazer muitas tarefas todos os dias para garantir a sobrevivência do negócio, mas é preciso explicar que esse hábito de deixar a arrumação para depois não ajuda muito na hora dos resultados.

Uma oficina bem organizada, com tudo bem pensado e no lugar, consegue lucrar muito mais do que uma que não preste tanta atenção a esse assunto. Vamos agora entender o porquê!

A ergonomia

A ergonomia é o estudo que se faz da relação entre o homem e as máquinas, de modo a tentar conseguir proporcionar conforto, eficiência, segurança e produtividade por meio, principalmente, do desenho industrial.

Estamos falando que é necessário pensar na altura ideal da sua bancada de trabalho, de forma que ela não fique nem muito alta, nem muito baixa.

A mesma necessidade de uma boa ergonomia serve quanto às ferramentas que os mecânicos usam, os bancos dos carros, quanto um macaco ou um elevador automotivo consegue levantar o carro para que se possa soltar as rodas etc. É preciso que cada atividade seja desenvolvida com uma boa ergonomia.

Toda essa preocupação traz resultados diretos nas tarefas realizadas, diminuindo os riscos com lesões ao aumentar o conforto da execução mesma — podendo até aumentar a velocidade e qualidade de execução.

Para se ter uma melhor ergonomia na oficina, é bom parar um pouco para pensar se a sua forma de organizar o espaço está adequada. Será que não tem um jeito melhor de arrumar as ferramentas, de modo a facilitar a vida dos seus mecânicos? Tem alguma posição em que eles ficam mais sujeitos a acidentes ou em que se cansam mais?

Além de a velocidade do trabalho poder aumentar e você conseguir liberar os serviços mais cedo, uma organização que favoreça a ergonomia do seu pessoal vai fazê-los pensar um pouco mais antes de sair para um concorrente em que as condições de trabalho sejam mais desorganizadas e cansativas.

O aproveitamento do espaço e a praticidade

Um bom layout tem facilmente outra grande vantagem na hora de pensar nos lucros da oficina: aumenta a possibilidade de mais serviços poderem ser feitos ao mesmo tempo. Com mais atividades acontecendo, mais espaço para receber e manobrar carros, melhores são os resultados.

Avalie os serviços que você oferece, quanto tempo cada um demora a ser feito, quais ferramentas são necessárias e também os equipamentos. O ideal é diminuir as distâncias, para que o seu pessoal tenha tudo mais à mão e não precise atravessar a toda hora a oficina para pegar uma ferramenta aqui, uma peça ali.

Além disso, sempre que um funcionário tem que andar para cima e para baixo a todo momento, sua empresa perde tempo e, consequentemente, dinheiro. Se, no meio do caminho, ele topar com um colega que torça por outro time, esse tempo perdido acaba aumentando.

Além da circulação de pessoas que trabalham para você, é importante também avaliar a movimentação dos carros. Onde fica melhor para deixar os que vão fazer cada tipo de tarefa? Como fica mais fácil fazer as manobras?

A credibilidade junto ao cliente

Se você for a uma lanchonete e reparar que as mesas estão meio sujas, o lixo cheio, faltando guardanapos, os salgados do balcão jogados para um canto e todas as cadeiras desarrumadas, como acha que vai ser a cozinha desse lugar?

Essa sensação é parecida com o que o seu cliente pode pensar quando reparar que a sua oficina está bagunçada, por exemplo. Só que, em vez de pensar na sua cozinha, ele vai ficar preocupado é com o carro dele.

Um ambiente bem organizado evita acidentes, mantém um ar mais agradável para se trabalhar e também faz com que problemas como a perda de peças não aconteçam. Isso significa ganhar a confiança do seu público.

Existem vários tipos de clientes: aqueles que estão mais interessados no orçamento que você passou, outros preocupados com o tempo por que o carro vai ficar parado, se tem peças boas, se o serviço é mais complicado, etc. Nem todos eles vão se importar o mesmo tanto com a estrutura e organização do seu negócio, mas não tem como não acreditarmos que eles não vão se sentir melhor ao entrar em um ambiente mais bem-cuidado.

Uma oficina com um layout estruturado da maneira correta passa muito mais confiança e também facilita a limpeza do ambiente. Afinal, se toda vez que for preciso limpar o lugar, for necessário tirar um monte de objetos do caminho, esse tipo de atividade vai ficar sempre para depois. Aquele depois que nunca chega.

Como você pôde ver, a forma como a sua oficina mecânica está instalada melhora os resultados ao final de cada mês. Para conseguir aumentar o lucro, a organização da empresa faz mesmo diferença. Tanto a sua como qualquer outra. Não deixe de pensar nisso.

Sabemos que o volume de trabalho do dia a dia é bem grande, mas, quanto mais tempo você esperar para pensar sobre esse assunto e ver como pode melhorar o seu layout interno, mais pode perder dinheiro.

Assim que possível, tire um tempo para avaliar o que pode ser feito para tornar seu negócio mais rentável com uma melhor organização. Depois de ter resolvido essa questão, os resultados serão colhidos todos os dias daí em diante.

Se você gostou desta matéria e tem alguns amigos que também vão aproveitar as nossas dicas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. É rapidinho e pode ajudar muita gente!