Descubra o que fazer para promover a sua oficina automotiva

Descubra o que fazer para promover a sua oficina automotiva

3 anos atrás 0

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O Brasil teve um estrondoso crescimento em vendas automotivas nos últimos anos, mas vale notar que, mesmo assim, a maioria dos carros em circulação atualmente continua sendo composta de seminovos ou de antigos. Além disso, a crise está ai para impedir vendas tão impactantes quanto em anos anteriores.

Se por um lado a crise não esvazia as concessionárias, por outro, enche as oficinas. É ai que entra a questão: como promover a sua oficina?

Estratégia

Sua oficina automotiva pode ser ótima, ter as melhores peças do mercado, atendimento nota dez, excelente mão-de-obra, mas o seu próximo cliente também precisa saber disso! Por isso é preciso informar o maior número de pessoas a respeito da qualidade dos seus serviços e isso só pode ser feito por meio da propaganda, seja ela pessoalmente, visual ou online.

Quantas certificações a sua oficina tem? Mostre essas certificações para o seu público. Mostre os seus diferenciais. Qualquer destaque frente à concorrência pode ser decisivo para o seu cliente e para sua oficina. Quais são os pontos fortes do seu negócio? A localização pode conquistar muitos clientes e os prazos, a infraestrutura, etc. podem fazer as vendas decolarem ainda mais. Divulgue os pontos fortes e melhore os pontos fracos. Traçar um plano de marketing, que esteja dentro do seu orçamento, pode ser muito benéfico para a empresa.

Propaganda

A internet está aí para servir a todos e está em todos os lugares, até mesmo no bolso do seu cliente. Uma das máximas do mundo dos negócios diz que “é importante estar onde o cliente está.” Tendo isso em vista, a divulgação da sua oficina na web, em sites e redes sociais é um ótimo meio de captação de clientes.

Divulgue os seus serviços e diferenciais, converse diretamente com as pessoas, mas lembre-se de não focar apenas nas vendas: o internauta não quer ser bombardeado com publicidade, ele quer, antes de tudo, ser ouvido e obter informações úteis e relevantes. Por isso, além de dizer o que sua oficina oferece, você deve contemplar os clientes com informações e dicas valiosas.

Oferta

Quem não gosta de participar de promoções? A promoção é uma estratégia bastante popular, interessante e barata. É um dos melhores meios de captar novos clientes, fidelizar os já existentes, aumentar a quantidade de seguidores e o alcance da sua oficina automotiva nas redes sociais.

Funciona assim: a sua oficina faz uma oferta gratuita, que pode ser um produto ou serviço. Os requisitos para ganhar o prêmio englobam curtir, comentar e compartilhar a sua página. Além de ampliar a presença on-line do seu negócio, você ainda ganha a visita de um cliente altamente disposto a ser fiel.

Pós-venda

Fazer novos clientes é fundamental para qualquer empresa e mantê-los é ainda mais importante. Sua oficina automotiva precisa reter o consumidor. As pessoas também querem um envolvimento maior com a empresa, além, é claro, de atendimento, produtos e serviços de qualidade. O cliente fidelizado será aquele que vai indicar a sua oficina para os amigos, parentes e até mesmo para desconhecidos, se ele confiar no serviço.

Por esse motivo, é essencial que seu negócio tenha um sistema de atendimento pós-venda (ou serviço), para conhecer a opinião do cliente sobre atendimento, instalações, serviço, mão-de-obra, preço, prazo e sobre o que mais ele quiser se manifestar. Essa pesquisa pode ser feita de várias formas, tais como questionários, ligações telefônicas, e-mail. Basta usar a criatividade para ser diferente da oficina ao lado.

Publicidade

Contratar um serviço de publicidade não é regra, mas pode fazer a diferença no momento de criar a estratégia de marketing para sua oficina. Fazer tudo sozinho pode sobrecarregar suas funções e não trazer o retorno esperado, contudo, essa questão dependerá da sua disponibilidade financeira. Hoje é possível contratar profissionais altamente qualificados para trabalhos temporários por preços bem acessíveis. O importante é não ficar parado.

Gostou das dicas para conquistar a clientela para sua oficina? Deixe nos comentários sua crítica, dúvidas e sugestões.