Design para oficina mecânica: sua empresa pode ser ainda melhor!

Design para oficina mecânica: sua empresa pode ser ainda melhor!

1 ano atrás 1

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Já se foi o tempo em que o cliente se aventurava em qualquer oficina para realizar reparos e manutenção do seu veículo. Hoje, há necessidade de se adequar a um consumidor cada vez mais exigente, inclusive, com a aparência do seu negócio. Por isso, chegou a hora de pensar no design para oficina mecânica.

Isso porque o ambiente da sua oficina reflete muito mais sobre o que você oferece — em termos de serviços e benefícios — do que você imagina. E isso vai além de colocar um item de decoração na entrada da loja ou uma cor específica para a parede.

É óbvio que limpeza e organização são itens observados e que atraem os clientes, independe do negócio. Contudo, o design é um conjunto de fatores que precisa indicar elegância, sofisticação e, ao mesmo tempo, competência e um diferencial em relação ao concorrente.

Continue a leitura e veja dicas simples e práticas para deixar o ambiente da sua oficina mais bonito e funcional.

Organização como foco

A organização do espaço deve ser prioridade na hora de pensar em uma nova estrutura para a oficina. E uma boa aparência deve começar por você e sua equipe: existe um uniforme ou padronização de vestimenta para os funcionários? 

Produtos em prateleiras e sala para atendimento ao cliente com rede Wi-Fi e climatizada são “detalhes” que também fazem toda a diferença para o cliente.

Tente evitar, ao máximo, que os equipamentos de segurança (óculos, luvas, máscara de proteção etc.) fiquem misturados com os demais itens de trabalho. Eles precisam ser localizados facilmente, para não atrapalhar o andamento dos serviços e evitar acidentes. 

Outra dica para melhorar a organização do local — e a produtividade — é usar etiquetas para nomear gavetas, caixas ou quaisquer outros locais onde estejam guardadas ferramentas e demais materiais de uso diário.

Decoração funcional

Use e abuse de tudo o que faça o cliente lembrar que a sua oficina possui diferenciais: coloque certificações na parede, elabore enfeites de mesa e tenha blocos de papel e canetas com a marca do seu negócio para o consumidor assinar documentos e cheques e levar como brinde para casa.

Você ainda pode dar um toque de originalidade ao ambiente, dispondo as ferramentas como peças de decoração: arrume-as em um painel na parede, de forma organizada e com um fundo de cor diferente.

Comunicação visual forte

Sua oficina não precisa ser um lugar cheio de marcas de óleo e graxa para todos os lados. E não é por que você possui uma oficina que seu negócio precisa se restringir ao cinza ou branco.

Tenha um diferencial e invista em um visual moderno e agradável aos olhos de quem vai procurar seus serviços.

Uma dica é usar as cores da marca da sua oficina. Se você ainda não tem um logotipo, invista nesse elemento e crie um espaço com forte identidade visual. Criar uma marca própria dará mais visibilidade e uma imagem de mais profissionalismo à empresa.

Contudo, tome cuidado para aproveitar o espaço sem criar excessos visuais. Ao poluir o ambiente com muitos cartazes, cores distintas e peças diferentes, você pode criar confusão e conferir um aspecto desorganizado à loja.

Sinalização inteligente

Outra dica importante é demarcar cada setor da oficina e locais de cada serviço com placas e outros elementos de sinalização, como mapas, cores específicas e sinais gráficos pelo chão.

Além de delimitar locais onde há risco de acidentes — como o estacionamento de carros em manutenção —, você vai facilitar a experiência de atendimento e a localização do cliente em sua loja.

Outra ideia é sinalizar vagas para veículos que queiram solicitar orçamentos. Você pode até criar uma espécie de “drive” para a busca de informações rápidas, elaborando, ainda, um material impresso com as principais dúvidas dos clientes. 

Assim, todo o cuidado com o design para oficina mecânica não é um item de luxo, visto, algumas vezes, como gasto desnecessário. É, antes, uma maneira sensata de se destacar e manter uma imagem positiva aos olhos do cliente.

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