Duplicador de vagas para estacionamento: como essa alternativa pode ajudar centros urbanos?

Duplicador de vagas para estacionamento: como essa alternativa pode ajudar centros urbanos?

1 ano atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Com uma frota nacional de mais de 50 milhões de veículos — segundo dados do IBGE — não é de se assustar que a mobilidade urbana tem se tornado cada vez mais um problema nos grandes centros do Brasil.

O cenário urbano é caótico. A infraestrutura das cidades não avança na mesma velocidade que crescimento da frota. Por isso, a falta de espaço, engarrafamentos e a poluição gerada pelos veículos é uma realidade comum.

Neste contexto, a busca por alternativas que possam minimizar os impactos desse grave problema é constante. Em diversas cidades, por exemplo, já se adota o rodízio de automóveis e incentiva-se o uso do transporte público ou compartilhado.

No post de hoje falaremos mais a respeito de uma alternativa que pode atenuar bastante a falta de espaço para os carros: o duplicador de vaga de estacionamento. Continue com a leitura e entenda mais sobre essa tecnologia e como ela pode melhorar a mobilidade nas grandes cidades!

O duplicador de vaga

De maneira bem simples, um duplicador de vagas nada mais é do que um equipamento que permite que dois carros sejam estacionados na mesma vaga. Em outras palavras, é uma espécie de elevador que ergue o veículo e permite que outro seja posicionado abaixo, otimizando assim o espaço de uma única vaga.

O problema da falta de vagas nas cidades

Quem nunca perdeu tempo procurando uma vaga para deixar o carro em um local mais movimentado? Esse tipo de situação é comum nas grandes cidades e, diariamente, milhares de trabalhadores desperdiçam um tempo valioso procurando um local para estacionar os seus carros.

A falta de vagas é, sem dúvida, um problema que afeta não só a rotina das pessoas, mas também o seu bolso. A verdade é que a falta de espaço para estacionar tem tornado as vagas mais disputadas e, como se sabe, quando existe uma alta demanda sobre um determinado serviço, não demora para que os preços subam — e é exatamente isso que se observa nas capitais, por exemplo.

O custo de uma hora de estacionamento, dependendo da cidade e do bairro, pode facilmente ultrapassar os R$ 20,00.

Não bastasse, deixar o carro na rua, em vagas da prefeitura ou qualquer outra, tornou-se uma missão praticamente impossível. Os conhecidos flanelinhas estão por toda parte, explorando os motoristas cobrando altos valores pela utilização de vagas em espaços públicos. E não há muito o que fazer, já que quem se recusa a pagar pode ter o carro danificado.

A solução para a falta de vagas nos grandes centros

Todo esse contexto de falta de espaço para estacionar nas grandes cidades, como dito, pode ser atenuado com o duplicador de vagas. A partir dessa tecnologia, os donos de estacionamento, por exemplo, podem aumentar a capacidade de acomodação de veículos sem necessariamente ter que se preocupar com o aumento da área do estabelecimento.

Com poucas adaptações é possível instalar os elevadores e duplicar vagas de maneira segura e ágil. As empresas também podem se beneficiar com a tecnologia, especialmente aquelas que têm grande número de funcionários e não têm espaço para acomodar os veículos de todos eles.

Além disso, pode-se otimizar o espaço reservado aos carros, economizando área e direcionando-a para outras atividades, por exemplo.

Os benefícios dessa tecnologia

Os reflexos da utilização dessa tecnologia vão muito além da questão espacial. É certo que essa já é uma das grandes vantagens, visto que os usuários de estacionamento poderão encontrar uma vaga com mais facilidade.

Contudo, existem outros benefícios que merecem ser citados e que dizem respeito à qualidade de vida nas cidades. Vejamos:

Economia de tempo

Como sabemos, o ritmo de vida hoje é bastante acelerado. O tempo é um ativo valioso e, por isso, não merece ser desperdiçado com ações simples e corriqueiras como estacionar o carro.

Perder tempo rodando em busca de uma vaga não é nada produtivo. Nesse ponto, o duplicador de vagas traz uma grande vantagem. Tão logo essa tecnologia se torne mais popular e comum, a quantidade de vagas será maior e conseguirá suprir melhor a demanda das cidades.

Desse modo, as pessoas economizarão um bom tempo diariamente, pois não precisarão ficar rodando atrás de um lugar para estacionar.

Isso pode até parecer irrelevante, mas faça as contas: se você perde 15 minutos todos os dias procurando de uma vaga, no final de um mês terá perdido 7,5 horas. Ao longo de um ano, lá se foram 90 horas. Esse tempo certamente poderia ter sido dedicado a outra atividade mais produtiva, como ler um livro ou dormir um pouco mais.

Redução do estresse e ansiedade

Como dito, viver em ritmo acelerado se tornou o padrão atual, especialmente nas grandes cidades. Isso acaba afetando diretamente o nosso bem-estar psicológico e emocional. Afinal, rotinas maçantes e pesadas tendem a gerar um grande estresse e ansiedade — razão pela qual esses dois problemas são queixas comuns entre as pessoas.

O simples fato de perder tempo no trânsito ou ficar rodando em busca de uma vaga pode agravar esse quadro. Ninguém gosta dessa situação, embora tenha que lidar com ela diariamente.

Neste contexto, o duplicador de vagas pode gerar um impacto bastante positivo. A exemplo de melhorias, podemos citar:

  • o fluxo de veículos será melhor, principalmente nas áreas centrais;
  • o trabalhador perderá menos tempo e dinheiro com estacionamento, já que existirão mais vagas disponíveis e certamente os preços cairão;
  • as pessoas não terão aquela preocupação por terem deixado o carro na rua.

Tudo isso melhora bastante a rotina das pessoas, não há como negar. Isso implica na redução do estresse, irritação e outros problemas. Além do mais, ainda evita infrações de trânsito, como estacionar em local proibido.

Por fim, como vimos, a falta de vagas é um problema sério e atual dos grandes centros urbanos. Com o crescimento das cidades, a falta de planejamento e investimentos, não demorará para que essa realidade atinja cidades menores.

No entanto, a tecnologia pode auxiliar. O elevador duplicador de vaga, por exemplo, é uma alternativa viável e bastante acessível que, inclusive, já tem sido bastante aplicada em condomínios residenciais e prédios, em que as vagas de garagem são limitadas. Os benefícios, como percebemos, valem a pena o investimento.

Se você gostou do post e se interessou por essa tecnologia, fique por dentro das inovações e soluções da nossa empresa. Curta a nossa página no Facebook para não perder nada!