Elevador automotivo: modelos e as suas diferenças

Elevador automotivo: modelos e as suas diferenças

2 anos atrás 5

Compartilhe nas redes sociais.

Você que é proprietário de Oficina Mecânica, se ainda não passou,  com certeza vai passar pela dúvida de qual modelo de elevador automotivo vai adquirir para a sua empresa.

Há alguns anos atrás, a escolha de um elevador automotivo para um dono de oficina mecânica era fácil, praticamente havia apenas 2 modelos, um para carros leves (2 toneladas) e outro para camionetes (4 toneladas). Acontece que com o passar dos anos a variedade de veículos foi aumentando e cada vez mais se diversificaram com relação ao tamanho e peso, o que consequentemente forçou os fabricantes destes equipamentos a acompanharem esta evolução e criar modelos de elevadores que se adaptassem melhor a cada tipo de chassis.

Outra evolução que aconteceu no setor foi o surgimento de outros tipos de empreendimentos não focados apenas na reparação automotiva, mas em outros serviços relacionados a veículos tais como embelezamento (Ex:polimento) e trocas de óleo. Este novo tipo de clientela também fez com que os elevadores sofressem adaptações para que pudessem atendê-los de uma forma melhor.

Além do mais, cada fabricante acabou se especializando em algum tipo de tecnologia seja ela nacional ou importada o que faz com que esta diversidade se multiplicasse ainda mais fazendo com que o processo de escolha se torne mais complexo do que você poderia imaginar.

Fato é, que hoje em dia, em uma simples busca na internet você irá se deparar com uma infinidade de marcas, modelos, nacionalidades e tecnologias e, infelizmente, por às vezes não conseguir ter acesso à informação correta, poderá acabar investindo em um elevador automotivo que não seja exatamente o modelo que você realmente necessitava para o seu tipo de negócio.

Como você pode ver abaixo, alguns modelos de elevadores da marca Emaster:

 

elevador portico mecanicoO elevador automotivo modelo pórtico se tornou comum principalmente nas concessionárias Toyota e Honda pela praticidade do piso livre e consequentemente com ganho de produtividade.

elevador automotivo de prancha

Para trocas de óleo e postos de gasolina, o elevador automotivo modelo com prancha é o mais utilizado pelo ganho de tempo no posicionamento dos veículos, agilizando o serviço dos operadores.

elevacar emaster

Já os elevadores pantográficos são vistos cada vez mais frequente nas oficinas principalmente pelo ganho de espaço e por conseguirem pegar carros bem baixos.

Elevador ergonômicoPara os modelos pantográficos também há opções interessantes como o elevador Mid-Rise Móvel. Com este modelo, é possível elevar veículos a uma altura de 1,6m e fazer serviços como troca de pneus, rodas, freios e lataria.

 

Sendo assim, a primeira e importante dica é essa, pesquise bem a fundo e solicite o máximo de informações tanto do equipamento quanto a respeito do fabricante pois elevadores automotivos não são todos iguais e essas diferenças podem fazer com que você ganhe mais ou menos lucratividade na prestação do seu serviço.

Em um outro texto, falamos sobre os 7 passos para escolher a marca do seu elevador automotivo. Já com relação aos modelos de elevadores automotivos, hoje eles se dividem da seguinte forma:

1- Elevadores eletromecânicos nacionais.

1.1 – Elevador automotivo a óleo:

1.1.1 – Elevador a óleo com lubrificação manual
1.1.2 – Elevador a óleo com lubrificação automática

1.1.2.1 – Elevador com base ( de 2 a 4 toneladas)
1.1.2.2 – Elevador sem base tipo pórtico para 4 toneladas
1.1.2.3 – Elevador com prancha para troca de óleo
1.1.2.4 – Elevador 4 colunas 5 toneladas para veículos pesados: pequenos caminhões (VUC) e pick-ups grandes como Dodge Ram

1.2 – Elevador automotivo a graxa lubrificação manual

2- Elevadores hidráulicos importados.

2.1 – Elevador automotivo de coluna:

2.1.1 – Elevador pórtico
2.1.2 – Elevador com base

2.2 – Elevador automotivo pantográfico:

2.2.1 – Pantográficos para elevação de até 1,9m
2.2.2 – Pantográfico mid-rise, elevação de até 1,6m

 

A escolha do modelo certo de elevador automotivo está diretamente ligada ao serviço que você prestará e, por tanto, poderá aumentar ou diminuir a velocidade da sua prestação de serviço quando não, até mesmo, impossibilitar a execução do mesmo.

Por tanto, certifique-se bem sobre a escolha do elevador para garantir que este equipamento auxilie o crescimento e sucesso do seu negócio.