Motivação no ambiente de trabalho: como engajar a equipe de sua oficina mecânica?
motivacao-no-ambiente-de-trabalho-como-engajar-a-equipe-de-sua-oficina-mecanica.jpeg

Motivação no ambiente de trabalho: como engajar a equipe de sua oficina mecânica?

5 meses atrás 1

Compartilhe nas redes sociais.

A motivação no ambiente de trabalho é um importante aspecto que contribui para o aumento da produtividade dos mecânicos e para uma atuação diária mais assertiva. Por essa razão, o assunto deve ser uma prioridade dentro de qualquer oficina de sucesso.

Mas é preciso conhecer algumas táticas que podem influenciar positivamente no assunto. É preciso reconhecer os trabalhadores, construir um ambiente de trabalho agradável e oferecer as ferramentas adequadas para a função. Assim, ótimos resultados serão alcançados.

Pensando em tudo isso, criamos um guia. Hoje, você vai descobrir como otimizar a motivação no ambiente de trabalho, bem como garantir o aumento da produtividade dos seus funcionários. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Reconheça os resultados e dê recompensas

Reconhecer e recompensar os mecânicos são atitudes básicas para instigar a motivação no trabalho. Segundo pesquisa da Towers Watson, a valorização, por parte dos superiores, contribui para um aumento médio de 60% do desempenho dos funcionários.

Ao contrário do que muitos acreditam, aqui, o dinheiro não é o único estimulante. É possível oferecer um almoço com acompanhante, um dia de folga remunerada ou uma premiação em bem tangível (como um GPS, por exemplo). É importante ser criativo!

2. Ofereça as ferramentas ideais para o trabalho

Uma das teorias sobre motivação mais abraçadas pelos psicólogos organizacionais é a de Frederick Herzberg. Segundo o estudioso, antes de querer engajar uma pessoa, é preciso oferecer as condições básicas para que ela desempenhe suas atividades diárias com qualidade.

No caso da oficina, é indispensável oferecer as máquinas certas para o trabalho, como elevadores automotivos, monta-cargas e outros tipos específicos de ferramentas. Assim, o trabalho poderá ser realizado com mais habilidade, segurança e em menor tempo.

3. Melhore o clima do ambiente de trabalho

Toda empresa possui um clima de trabalho, uma espécie de “atmosfera” que influencia mecânicos e outras pessoas que colaboram na oficina. Quando esse ar é pesado, é muito provável que surjam conflitos interpessoais e erros operacionais.

Algumas atitudes simples podem ser adotadas para melhorar o clima. Ofereça mais flexibilidade nos horários de trabalho, pense na implementação de benefícios complementares (parceria com uma academia, por exemplo) e invista na melhoria da comunicação interna.

4. Invista em programas de capacitação

Apostar em programas de capacitação não é apenas uma forma de evitar erros e otimizar a produtividade diária: essa também é uma demonstração de que você valoriza a mão de obra dos mecânicos. Por isso, o investimento não pode ser visto como um simples gasto.

Para definir o curso ideal, é importante avaliar os conhecimentos e as habilidades que a equipe já possui por meio de avaliações de desempenho. Depois, basta definir a modalidade do curso que será realizado: dentro da empresa ou a distância, por exemplo.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Aplicando nossas dicas, certamente conseguirá otimizar a motivação no ambiente de trabalho. Então, reconheça seus funcionários, ofereça as ferramentas adequadas, aprimore o clima de trabalho e invista em treinamentos para todos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber sempre, em seu e-mail, novidades para aprimorar sua oficina mecânica. Vamos lá!