Oficina mecânica: entenda como ela evoluiu nos últimos anos

Oficina mecânica: entenda como ela evoluiu nos últimos anos

3 anos atrás 3

Compartilhe nas redes sociais.

A imagem que vinha à cabeça há algum tempo atrás do que era uma oficina mecânica seria de um funcionário todo sujo de graxa, utilizando ferramentas velhas e pesadas e trabalhando em um chão repleto de manchas de óleo.

No entanto, atualmente as coisas estão bem diferentes e é possível encontrar várias oficinas limpas e organizadas, profissionais com uniformes e equipamentos necessários, equipamentos modernos e um serviço mais rápido e ágil. Veremos aqui com as oficinas mecânicas têm evoluído nos últimos anos.

 

Tecnologia

Hoje em dia, é básico que toda oficina mecânica deve contar com um sistema informatizado para a sua organização. Nesse sistema, podemos colocar os dados de todos os clientes, qual o último conserto, qual o modelo e especificações do veículo. Dessa forma, se o cliente voltar, já saberemos em que condições o carro foi entregue da última vez.

Além disso, podemos retirar através deste sistema, relatórios com informações valiosas como o estoque de peças e planilha de gastos e investimentos. Os dados referentes aos funcionários também podem ser inseridos neste software, dispensado os velhos e obsoletos arquivos de papel. Alguns desses sistemas também possuem aplicativos que permite que o cliente acompanhe de casa todo o trabalho que está sendo feito em seu veículo

 

Equipamentos

Além do arquivamento de dados, a informática aliada com equipamentos modernos é imprescindível em uma oficina. Um item muito valioso é o scanner automotivo, que faz a análise de componentes relacionados a injeção eletrônica e outras partes do motor, dando um diagnóstico bem mais preciso. Sistemas computadorizados de alinhamento e balanceamento também são mais rápidos, e com resultados mais acurados.

A troca de óleo computadorizada, além de saber a quantidade certa e qual tipo de óleo indicado, mostra como está o está o desgaste do motor. No caso da funilaria, softwares avaliam a cor certa em caso de reparos na lataria.

 

Elevador automotivo

É impossível pensar em uma oficina moderna sem o uso do elevador automotivo. Trabalhar em uma oficina como era feito antigamente utilizando macacos hidráulicos, carrinhos para fazer manutenção deitado ou até mesmo os fossos, além de serem antiquados, são ergonomicamente incorretos e muito improdutivos com relação a um uso de elevacar.

Se ter um elevador automotivo é item obrigatório para uma oficina mecânica, para se diferenciar as oficinas modernas estão optando por modelos cada vez mais modernos como os elevadores pórticos ou pantográficos.

Estes elevadores possuem diferenciais com relação aos elevadores comumente vistos em oficinas mecânicas tendo como característica comum poder erguer veículos com altura baixa em relação o piso.

 

Capacitação da equipe

Com e enorme evolução mesmo dos modelos mais simples, uma reciclagem e capacitação da equipe é fundamental. Existem cursos específicos para injeção em motores modernos, ressonância de peças, funilaria, caixa de marchas etc. Quanto maior a qualificação dos funcionários, maior será o número de modelos que eles estarão aptos a trabalhar.

A constante evolução da informática e tecnologia também já está presente há alguns anos nas oficinas mecânicas. É primordial o investimento nessa hora, pois assim você não corre o risco de ficar obsoleto.

Atendimento ao Cliente

Existem serviços específicos para comodidade do cliente que se tornam um verdadeiro diferencial, como atendimento diferenciado para mulheres e até a comunicação via Whatsapp. E você, o que tem feito para modernizar sua oficina mecânica? Conta para a gente nos comentários!