Oficina sustentável: conheça 5 fatos sobre essa tendência
oficina-sustentavel-conheca-5-fatos-sobre-essa-tendencia.jpeg

Oficina sustentável: conheça 5 fatos sobre essa tendência

2 meses atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Mesmo quando falamos de um pequeno empreendimento, a oficina mecânica pode gerar diversos impactos ambientais. Uma oficina sustentável busca minimizar seus danos, preocupada com fatores ecológicos, sociais e econômicos.

Nesse modelo, a gestão se ocupa em criar ambientes internos seguros e mais saudáveis, evitando a contaminação da natureza sem, no entanto, comprometer a eficiência de seus serviços. E o melhor: protege a natureza enquanto aumenta seus lucros.

Gostou da ideia? Então acompanhe 5 fatos sobre essa tendência!

5 fatos sobre a oficina sustentável

Com a implementação de políticas ecológicas, a sua oficina não só protege os recursos naturais, como também reduz seus custos sem perder em rendimento. Além disso, uma oficina sustentável:

1. Otimiza seus relacionamentos

Quando o ambiente de trabalho é positivo e a gestão da empresa valoriza e respeita seus colaboradores e a comunidade local, o bom desempenho dos funcionários é estimulado. Como consequência positiva, a produtividade na sua oficina aumenta e a empresa passa uma boa imagem para os vizinhos dos arredores.

Mas como isso pode cooperar para a atração de clientes? O atendimento prestado por colaboradores capacitados e satisfeitos ajuda a colher bons frutos. A oficina passa a ser uma referência de indicação, aumentando sua clientela.

2. Descarta corretamente seus resíduos

As oficinas precisam dar atenção especial aos seus resíduos, já que os restos que ela dispensa ao meio ambiente podem contaminar o lençol freático. Óleo e suas embalagens têm seu descarte correto, definido pela legislação. Há empresas especializadas na coleta de resíduos desse tipo.

Para coletar óleo, a oficina sustentável precisa instalar uma caixa separadora, que retira a água dos resíduos. O piso do estabelecimento deve ser impermeabilizado e sua drenagem, quando lavado, deve ser direcionada para a caixa separadora.

É importante categorizar os descartes por categorias: perigosos, não perigosos e não inerentes ou não perigosos e inerentes. As normativas que categorizam os resíduos estão na ABNT NBR 10001, de 2004.

3. Evita agressões à natureza

Além dos resíduos, uma oficina compromete o meio ambiente por conta dos altos gastos de energia elétrica e água. Reduza os gastos excessivos de energia controlando a iluminação. Telhas transparentes ajudam a aproveitar a luz natural.

Trocar as lâmpadas por opções de menor consumo também ajuda a economizar e a diminuir a agressão à natureza. Para não precisar erguer o carro diversas vezes, faça uma lista com todas as tarefas que precisam ser feitas com o carro suspenso no elevador de veículos.

A reciclagem dos resíduos também deve ser uma preocupação na oficina sustentável. É possível produzir cintos e guias para animais domésticos a partir de tapetes e correias dentadas. Mais dicas podem ser oferecidas por empresas que façam parte do Ciclo Virtuoso da Reciclagem.

4. Recebe certificações

Quando a oficina segue as normativas e protege o meio ambiente, pode receber selos em recompensa por seu bom trabalho. Pela preservação ambiental, a certificação geralmente recebida é a ISO 14001. A oficina que recebe um selo por sua preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores costuma portar o OHSAS 18001.

5. Agrega vantagens

Proteger os recursos naturais e evitar a contaminação devem ser as principais preocupações do gestor que quer tornar sua oficina sustentável. Contudo, além de proteger o meio ambiente, o estabelecimento agrega uma série de vantagens.

Em um mercado cada vez mais preocupado com a preservação ambiental, as empresas engajadas são valorizadas pelos consumidores. A retenção dos gastos desnecessários também ajuda a economizar seus recursos, mantendo as finanças mais equilibradas ao fim do mês.

A oficina não economiza só ao diminuir o desperdício: estando adequada às normativas ambientais, a empresa evita receber multas, que podem gerar altos gastos a depender da gravidade da advertência.

Gostou dos fatos que listamos? Já está considerando em transformar seu estabelecimento em uma oficina sustentável? Então fique por dentro dos nossos conteúdos. Assine já nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente no seu e-mail!