Quais são as tendências do setor automobilístico? Descubra aqui

Quais são as tendências do setor automobilístico? Descubra aqui

3 anos atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

 

As inovações existentes no setor automobilístico são surpreendentes. O que era pra ser unicamente um meio de transporte se tornou sinônimo de tecnologia, comunicação e interatividade. Fato é que há uns 20 anos era impossível imaginar que os carros fariam tantas coisas como fazem hoje.

E as novidades não vão parar por aí! Confira a lista que preparamos com as 6 tendências do automobilismo para os próximos anos!

1- Carros sem motoristas

Parece loucura, mas não é. Sim, já existem veículos em testes que circulam sem ninguém no volante. E o que é mais intrigante: segundo estudos, eles são mais seguros do que aqueles que têm um ser humano na direção.

E grandes empresas já investem nestes modelos. O Google é um dos pioneiros. Tesla, Cadillac, Audi, BMW e Mercedes-Benz também já se aventuram nas ruas. Ou seja, em breve, o incomum vai ser ver um motorista dirigindo.

2- Motores inovadores

Carros cada vez mais potentes e menos poluentes. Essa deve ser a tônica nos próximos anos. Isto porque as leis que regem sobre eficiência e poluição emitida pelos carros tendem a ficar cada vez mais rígidas.

Ou seja, as montadoras precisarão se adaptar e melhorar os motores, com a fabricação, por exemplo, de modelos híbridos – veículos que mesclam dois tipos de “combustíveis” na sua composição mecânica e que emitem menos gases poluentes que os modelos comuns.

3- Veículos elétricos

Existe a previsão de que na próxima década 25% dos carros que estarão nas ruas serão elétricos. A evolução deste sistema ainda é lenta, mas a ideia é promissora.

Isso porque recarregar o automóvel é uma tarefa lenta e incômoda para os motoristas. Sem falar que o carro não anda grandes distâncias só com a eletricidade. Modelos híbridos – eletricidade e gasolina – já existentes são mais eficientes.

4- Automóveis ainda mais conectados

Isso já é uma realidade. Carros já estão tão conectados à internet e redes sociais quanto celulares e computadores por aí. Mas a tendência é que a web seja ainda mais explorada. Como?

Carros conectados serão mais fáceis de serem compartilhados, o que trará mudanças significativas na forma de comprar veículos e também em outras empresas prestadoras de serviço, como seguradoras.

5- Materiais mais leves

Antes, imaginar carros seguros e estáveis sem utilizar materiais pesados era impossível. Hoje, a tecnologia e as legislações com relação à emissão de gases fazem com que o setor automobilístico se modernize e utilize materiais mais leves na montagem dos veículos.

Que materiais são esses? Alumínio, plástico reforçado com fibra de carbono e aço ainda mais resistente.

6- Mais elevadores em oficinas

Os elevadores automotivos também não param de se modernizar. Donos de oficinas buscam aparelhos que aliam um bom rendimento à economia e ao aproveitamento de todos os espaços. Tudo para poder atender os clientes da melhor maneira possível.

Existem elevadores com base, de quatro colunas, de prancha, entre outros, cada um com as suas especificidades e qualidades.

O setor automobilístico vem lutando contra a crise para não parar de crescer. E se depender das inovações tecnológicas implantadas, o desenvolvimento nos próximos anos será exponencial.

Gostou da nossa lista? Conhece alguma tendência doa automobilismo que nós não listamos? Então conta pra gente aí nos comentários!