Qual o desafio de montar uma equipe de mecânicos de oficina?
qual-o-desafio-de-montar-uma-equipe-de-mecanicos-de-oficina.jpeg

Qual o desafio de montar uma equipe de mecânicos de oficina?

2 meses atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Entender como montar uma boa equipe de mecânicos de oficina é o primeiro passo para melhorar os resultados. Com profissionais qualificados, os clientes ficam mais felizes, os erros são reduzidos e uma série de outras vantagens é observada.

No entanto, essa não é uma tarefa tão fácil. Sabe-se que 38% dos empregadores possuem dificuldades em contratar mão de obra qualificada— que dirá criar equipes.

Existem alguns passos que devem ser considerados na hora de montar uma equipe de mecânicos. Tudo começa na contratação, depois na integração de profissionais com habilidades complementares. É preciso que o gestor entenda do assunto!

Por esse motivo, criamos um artigo especialmente para você. Hoje, vai entender como contornar esse desafio e montar uma equipe de mecânicos de oficina. Boa leitura!

Analise o CHA presente no currículo

O primeiro passo é analisar o próprio currículo dos candidatos à vaga. É preciso verificar se possuem o CHA necessário para ocupar o cargo, isto é, o conjunto dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Os candidatos que não possuírem o CHA necessário devem ser eliminados. Os demais, devem ser entrevistados na oficina mecânica, assim poderá fazer uma análise mais precisa e verificar se possuem o perfil adequado ao time.

Faça uma boa entrevista de seleção

A entrevista é a etapa mais importante da seleção, então é preciso dar atenção a ela. O intuito não é apenas encontrar um profissional talentoso, mas também que tenha competências complementares aos atuais mecânicos.

É possível dividir a entrevista em dois blocos: a) perguntas estruturadas, ou melhor, previamente definidas e iguais para todos os participantes; b) perguntas não-estruturadas, que são mais livres e podem variar de acordo com cada candidato.

Inicie um programa de integração

É interessante criar um programa de integração na oficina mecânica, assim o novo contratado pode se sentir parte da equipe com maior rapidez. Nesse caso, será preciso apresentar os novos colegas de trabalho, a política de segurança da oficina mecânica, o estilo de atendimento aos clientes e normas de conduta.

Melhore a comunicação interna empresarial

Se o intuito é montar uma equipe de mecânicos de oficina, um dos passos mais importantes é investir na comunicação. Todos devem falar a mesma “língua”, seguir na mesma direção e atuar com sinergia na execução das tarefas diárias.

A melhoria da comunicação depende, em grande parte, da implementação de bons canais para o diálogo. É preciso investir em murais de recados, aplicativos mobile e caixa de sugestões, assim todos podem trabalhar com alinhamento.

Ofereça boas bonificações

Existem muitas bonificações que podem aumentar o entusiasmo da equipe, fazendo com que os mecânicos de oficina atuem mais entusiasmados. Além das premiações financeiras, como comissões ou participação nos lucros, é possível investir naquelas não financeiras, como um dia de folga ou uma vaga exclusiva na garagem da oficina.

Com estas dicas você poderá superar o desafio de formar boas equipes de mecânicos de oficina. Além de contratar o profissional certo, poderá integrá-lo à empresa, melhorar a comunicação entre os funcionários e a motivação interna. Então, não deixe de investir no assunto!

Gostou do artigo? Aproveite para deixar seu comentário. Conte suas principais dúvidas, experiências ou sugestões sobre o assunto.