Saiba como motivar e fidelizar seus funcionários da oficina mecânica!

Saiba como motivar e fidelizar seus funcionários da oficina mecânica!

2 anos atrás 1

Compartilhe nas redes sociais.

Quem quer ter bons resultados no negócio (independentemente de qual for), sabe que precisa investir em um ponto: a motivação de funcionários. Esse grupo tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do seu mercado  e não é diferente no caso de quem tem uma oficina.

Se você quer saber como motivar e fidelizar sua equipe, então está no lugar certo. Veja na postagem de hoje alguns pontos que levantamos e nos quais você deve investir. Vamos lá?

Conheça seu time

Entender e conhecer a sua equipe é o primeiro ponto para ter bons resultados nesse sentido. Busque saber como eles são, o que traz ânimo para cada funcionário, como eles enxergam a empresa e quais são as perspectivas de futuro.

Esse é o primeiro passo para entender com que público você está se comunicando e quais tipos de medidas você pode adotar para motivar de forma eficiente. Fazer isso sem entender pode ser um verdadeiro tiro no escuro — e acabar oferecendo estímulos errados.

Portanto, seja prudente e escute antes de agir. Assim, você consegue desenvolver medidas mais assertivas e garantir resultados melhores para sua empresa.

Desafie e recompense

Essa é uma maneira eficiente de promover a motivação de funcionários: desafiando-os. Faça isso com frequência, estimulando-os a procurar solução para problemas que vocês lidam com frequência na oficina ou até mesmo bater uma meta estipulada. Nesse caso, pode ser diminuir o número de reclamações ou aumentar o tráfego de pessoas.

Além de desafiar, é fundamental oferecer um prêmio (que não precisa ser sofisticado, mas que funciona como um reconhecimento). Esse ponto depende muito da sua situação, pois pode ser um vale-presente, um produto ou até mesmo uma bonificação no final do mês.

Você vai perceber como eles se engajam com facilidade nesse caso. E mais: com o passar do tempo, a medida começa a ficar ainda mais pautada na proatividade, ou seja, os próprios funcionários começam a criar novos projetos e melhorar o faturamento por conta própria.

Estabeleça um propósito atrativo

Para que a pessoa sinta que seu trabalho é importante, é fundamental que a empresa reconheça isso. Então, seja o tipo de gestor que faz com que seu time sinta como cada contribuição é importante e fundamental para o negócio.

O ideal é “vender a ideia” de uma causa ainda maior. Mostre que a tarefa tem um impacto direto na felicidade e segurança dos clientes finais, pois assim eles percebem que o que fazem ganha ainda mais força e tem um papel relevante no processo.

Saiba dar feedback negativo

Alguns líderes juntam a equipe e marcam uma reunião apenas para dar más notícias ou culpar por um desempenho baixo. Como você deve imaginar, essa não é a melhor maneira de promover a motivação de funcionários, mas é uma prática muito comum.

Faça reuniões para dar bons resultados também, recompensar, elogiar quem tem performado acima da média e outras medidas interessantes. Além de trazer boas notícias e recompensar, essa medida faz com que eles percebam que o trabalho está sendo visto  o que motiva ainda mais.

Quando vivenciar uma dificuldade ou problema, tente trabalhar isso pontualmente e de forma isolada. Assim, o time permanece motivado.

Inclua sua equipe no planejamento

Não hesite na hora de incluir seu time no planejamento. Essa é uma ótima alternativa para engajar, pois eles sentem que fazem parte e não apenas recebem os direcionamentos. O resultado disso tudo é uma melhoria considerável no clima, um ponto importantíssimo.

Com o clima melhor, fica mais fácil com que as pessoas se engajem e contribuam com ideias melhores. Essa é uma maneira interessante de alcançar as metas e ver os resultados explodirem!

Treine e desenvolva as pessoas

O desenvolvimento intelectual e técnico é outro ponto determinante para que eles fiquem motivados e retidos na sua empresa. Nada mais natural, já que percebem que estão sendo desenvolvidos  e não há nada pior que ficar estagnado na carreira.

Faça com que sua equipe perceba que está crescendo, trazendo ganhos para a empresa e se tornando um profissional cada vez mais completo. Se o colaborador percebe que está crescendo, é pouco provável que queira sair.

Vale lembrar que isso não significa gastos sem fim para sua organização. Você pode investir em palestras online e gratuitas, maneiras muito importantes de estimular e valorizar o colaborador. Isso tudo sem contar que essa é uma maneira de garantir serviços de ainda mais qualidade.

Feche parcerias e ofereça benefícios

Sejamos francos: às vezes o salário não está entre os melhores, mas os benefícios compensam muito. Se você não consegue remunerar seu time como gostaria, um bom caminho a seguir é oferecer vantagens por trabalharem na sua oficina.

Corra nas academias, restaurantes, escolas de idiomas e tudo o que tenha nas proximidades e tente firmar parcerias interessantes para seus colaboradores. Ter desconto nesses lugares é uma ótima maneira de oferecer um benefício que seja bom para ele.

Acredite: essa medida faz com que eles fiquem felizes e a retenção costuma durar mais tempo. Como não precisa gastar com o processo de recrutamento, isso também significa uma redução nos custos.

Promova encontros periódicos

As confraternizações são ótimas maneiras de deixar os funcionários mais felizes com a empresa, então não deixe de promover. Caso isso represente um alto gasto para você, ofereça apenas uma parte  e vai perceber como já traz resultados.

Essa é a chance de fazer com que todos estejam relaxados, ainda mais próximos e compartilhem alguma coisa, como um café da tarde, por exemplo. Uma medida assim leva alegria e faz com que as pessoas se sintam valorizadas, o que é ótimo.

Dê autonomia

Oferecer um ambiente onde as pessoas possam tomar decisão é uma ótima maneira de demonstrar que você confia no trabalho que será entregue. Afinal de contas, se isso não acontecesse, é bem provável que o processo fosse mais monitorado, não é?

Ofereça espaço para que, conforme o colaborador mostre serviço, tenha cada vez mais autonomia e espaço. Acredite: você não vai se arrepender!

Agora que você tem em mãos algumas dicas sobre como investir na motivação de funcionários, não deixe de seguir esses pontos. Você vai perceber que as entregas do seu time vão melhorar consideravelmente.

Para continuar acompanhando nossos conteúdos sobre a sua oficina, não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais — estamos no Twitter, Facebook e Youtube!