Veja como fazer avaliações e orçamentos mais rápidos em sua oficina

Veja como fazer avaliações e orçamentos mais rápidos em sua oficina

2 anos atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Uma oficina mecânica pode ser um negócio altamente rentável devido ao grande número de veículos em circulação nas cidades brasileiras. Porém, para garantir essa rentabilidade é fundamental que sua oficina siga alguns parâmetros básicos que hoje em dia são reivindicados pelo consumidor, que está cada vez mais exigente.

Atualmente é muito importante que o dono do negócio e os próprios mecânicos possuam o tal do “jogo de cintura” na hora de atender o cliente, principalmente diante de alguma situação adversa, já que a agilidade e a rapidez vêm sendo cada vez mais valorizadas na conclusão dos serviços.

Entretanto, somente prestar um serviço de qualidade hoje não é o suficiente: sua oficina também precisa saber cobrar corretamente. Isso além de ser um indicativo de bom relacionamento com seus clientes, também é uma forma de receber uma remuneração mais justa pelos serviços prestados em sua oficina, já que em determinadas situações um orçamento incorreto pode fazer com que sua lucratividade acabe sendo diminuída.

Portanto, para que você conquiste novos clientes e continue a satisfazer os seus clientes atuais com um serviço de excelente qualidade, preparamos para você algumas dicas que levarão sua oficina a algumas melhorias e garantirão mais precisão e agilidade na hora de fazer uma avaliação ou orçamento em oficina. Confira!

1. Tenha um sistema para elaborar orçamentos

A maneira mais simples de melhorar a forma como é feito o orçamento em oficina é adotando o uso de um bom sistema que ajude na elaboração desses orçamentos. Existem no mercado diversos softwares e sistemas que poderão oferecer uma série de vantagens para a sua oficina mecânica. Algumas dessas vantagens são:

  • elaboração de orçamentos de reparo e troca de peças veiculares com maior agilidade, podendo atender diversas demandas de serviço e consultar com praticidade os valores das peças diretamente com diversas montadoras;

  • integração de fornecedores em uma única plataforma, podendo assim ter acesso a preços mais competitivos para sua oficina e para seus clientes;

  • monitoramento das operações realizadas no dia a dia de trabalho na oficina, permitindo assim acompanhar a produtividade da equipe e mensurar os resultados desse trabalho;

  • facilidade para realizar os agendamentos de avaliações e reparos a partir do fluxo de trabalho otimizado e o acompanhamento da produtividade da equipe;

  • processos internos muito mais definidos, já que o sistema permite acompanhar toda a trajetória do veículo na oficina, desde o momento da sua entrada até a retirada ser feita pelo cliente, permitindo um mapeamento mais eficiente dos processos e dos serviços.

Essas são apenas algumas das vantagens que um sistema para elaborar orçamento em oficina pode lhe oferecer. Certamente vale muito a pena adotar um para o seu negócio.

2. Invista em equipamentos de ponta

O mercado automotivo vive acompanhando as constantes evoluções da tecnologia. Por isso, é muito importante que, na medida do possível, você busque ter o que há de melhor e mais novo na sua oficina quando se trata de equipamentos e ferramentas automotivas.

Para ficar por dentro de tudo que há de novo no mercado procure visitar feiras automotivas, acompanhe nas redes sociais e pela internet as publicações especializadas em tecnologia automotiva, procure manter-se informado das novidades de alguma maneira.

Alguns exemplos desses equipamentos de ponta são o elevador automotivo e o escâner automotivo. O elevador permite que o veículo seja erguido com muito mais agilidade, rapidez e segurança para a realização de serviços na parte inferior do veículo e o escâner permite que o diagnóstico de defeitos seja feito com muito mais rapidez, facilidade e precisão.

Toda essa agilidade que os equipamentos de ponta oferecerão para sua oficina, tornando a execução dos serviços mais rápida e eficiente, acarretará em mais clientes satisfeitos com a presteza da conclusão do serviço, em um número maior de clientes atendidos em um tempo menor e, consequentemente, maior lucratividade para o seu negócio!

Por isso, disponha de um espaço bem definido em sua oficina, com equipamentos de ponta e ferramentas bem organizadas. Isso permitirá que sua equipe tenha um dia a dia muito mais eficiente e produtivo.

3. Conte com uma equipe de profissionais capacitados

Em qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento, a força de trabalho é extremamente importante. Uma equipe de profissionais capacitados na sua oficina só tem benefícios a lhe oferecer.

Afinal, uma equipe devidamente capacitada conseguirá fazer uma avaliação muito mais precisa do veículo em um tempo bem mais ágil, tornando os processos mais rápidos e deixando seu cliente sempre satisfeito.

Por isso, contrate profissionais que sejam qualificados para o serviço que desempenharão, valorize-os dentro da sua oficina e procure mantê-los sempre atualizados e motivados por meio de capacitações e treinamentos. O mesmo vale para você, que também faz parte da equipe.

Procure constantemente se qualificar e se atualizar das novidades do mercado, procure se especializar até mesmo em outras áreas, se lhe for útil. Lembre-se de que bons resultados provêm de muito trabalho duro, foco e dedicação.

4. Monitore os resultados da sua oficina

Não adianta apenas adotar um sistema de elaboração de orçamentos, investir em equipamentos de ponta e buscar a capacitação sua e da equipe de trabalho. Também é preciso acompanhar os resultados para saber se o que está sendo feito está dando certo ou se é preciso fazer alguns ajustes nas estratégias.

Somente se você monitorar os resultados obtidos pela sua oficina é que você poderá saber como anda a produtividade sua e do pessoal, a agilidade e eficiência dos serviços prestados e a qualidade dos serviços concluídos.

Acredite, realizar esse monitoramento dos resultados ajudará a manter a produtividade da oficina em alta e, consequentemente, realizar o orçamento em oficina de forma mais rápida.

Essas foram apenas quatro dicas, mas que já são o suficiente para acelerar, e muito, a forma como é feita a avaliação e o orçamento em oficina. Que tal começar a colocá-las em prática e ver os benefícios que elas podem oferecer para o seu negócio?

Gostou do nosso post e quer acompanhar nosso conteúdo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e mantenha-se atualizado com as novidades!