Você já parou para avaliar se possui as ferramentas automotivas mais essenciais para seu negócio? Oferecer ao cliente infraestrutura adequada para revisões em seus bens e infraestrutura para seus empregados trabalharem da melhor forma possível é essencial.
Ter sua eficiência maximizada no negócio requer materiais de operacionalização fundamentais, como as ferramentas automotivas que precisam estar disponíveis.
Conheça abaixo o top 5 dessa lista e confira se você já tem o que precisa. Se não tiver, chegou o momento de investir!
1. Alicates Universais
Existem vários alicates no mercado, e quanto mais modelos você possuir, melhor. Mas o essencial mesmo é investir nos modelos universais. Isso reduz a chance de erros na escolha ou de falta de disponibilidade quando houver necessidade.
Adquira esses modelos em diversos tamanhos, inclusive os de bico reto, indicados para cortes de fios e arames.
2. Chaves de várias formas e tamanhos
Automóveis contêm diversos parafusos e, para ajustá-los, é necessário ter a ferramenta automotiva ideal.
Por isso, seu investimento também deve incluir:
- Chaves em L;
- Chaves de boca;
- Chaves Torx;
- Soquete;
- Chave estrela;
- Chave de roda;
- Chaves hexagonais.
Pode parecer exagero, mas essas chaves são fundamentais para seu negócio.
3. Instrumentos de medidas
A aferição de medidas necessárias nas manutenções não deve ser feita a olho nu. Por isso, é preciso oferecer instrumentos de medidas adequados.
Os modelos mais exigidos são:
- Paquímetro, para medir distâncias simétricas;
- Amperímetro, para medir corrente elétrica;
- Voltímetro, para aferir diferença de potência;
- Manômetro, para medir pressão de fluidos;
- Micrômetro, para aferir espessuras e ângulos distintos.
Lembre ainda do dinamômetro ou torquímetro, pois eles dizem o quando cada parafuso pode receber de torque para não ficar frouxo ou muito apertado.
4. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
Os mecânicos estão sujeitos a diversos acidentes de trabalho e para evitar danos é preciso disponibilizar aos profissionais os EPIs,
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, óculos protetores e protetores auriculares são itens de segurança básicos que evitam acidentes internos e até problemas legais.
5. Elevadores
Para verificar o reparo necessário e fazer sua execução é imprescindível ter elevadores.
Existe algum modelo ideal para a estrutura de seu negócio; seja elevador com base, de 4 colunas, de prancha, elevadores pantográficos e os sem base.
O importante é não deixar de investir nesse equipamento, pois ele traz maior assertividade e melhor ergonomia para a realização dos trabalhos.
6. Chaves Philips
Muitos parafusos que o mecânico vai encontrar têm cabeças em cruz e é fundamental ter a ferramenta adequada para isso. Afinal, caso o serviço seja feita com chave de fenda, corre-se o risco de danificar a cabeça do parafuso.
Chaves Philips são tão importantes que merecem um destaque à parte de todas as chaves anteriormente faladas.
7. Chave de fenda
Para os tipos de parafusos opostos aos citados no item anterior, é preciso ter as clássicas chaves de fenda, tão importantes quanto as chaves Philips.
Por mais simples que possa parecer, essa ferramenta passou por modernizações ao longo do tempo e hoje é possível encontrá-la em diversos tamanhos.
Prefira os modelos com maior pescoço de chave, pois esses possuem mais torque.
Com essas dicas de ferramentas automotivas essenciais, seu negócio tende a crescer cada vez mais. Não se esqueça que os elevadores, como citado anteriormente são itens de extrema necessidade para a eficácia de seu negócio.
Ficou com alguma dúvida ou tem outra sugestão de ferramentas automotivas? Comente nesta publicação.