Gerir uma oficina realmente não é tarefa fácil. Uma boa gestão empresarial demanda conhecimentos específicos, dedicação e tempo, tornando-a uma atividade que nem todo mundo é capaz de desempenhar. Mas será que a administração é mesmo um bicho de sete cabeças?
Escutamos sobre os desafios em abrir e cuidar da própria empresa, mas certas afirmações não passam de mitos que perduram sem contestação. Para não se iludir com falsas dificuldades, selecionamos os maiores enigmas em torno da gestão empresarial. Aprenda quais são eles no nosso artigo de hoje!
“Não é necessário montar um plano de negócios”
Começamos com um erro fatal em que muitos empreendedores ainda acreditam. Seja por falta de recursos ou de conhecimento, alguns gestores acabam por abandonar o plano de negócios, tocando a sua oficina antes de fazer esse planejamento.
É preciso saber aonde você quer chegar, quais serviços serão oferecidos na sua empresa, quais serão seus diferenciais competitivos e o tamanho dos seus investimentos. Tudo isso só pode ser definido com um bom plano de negócios.
Se ele não é feito, fica fácil se perder entre muitas metas e não perceber qual é seu nicho de mercado e suas vantagens sobre a concorrência. Lembre-se: para gerir, antes é preciso planejar.
“Não é preciso separar as contas pessoais e as da empresa”
No começo, pode ser complicado fazer a separação entre as despesas pessoais e as despesas da oficina. Mas logo o movimento cresce no seu negócio e dividir as contas se torna indispensável.
Para não se embolar, comece abrindo uma conta bancária para uso exclusivo da sua organização. Utilize um cartão próprio para o pagamento das despesas empresariais e deposite na conta o valor necessário para quitar os gastos do mês.
“Qualquer esforço implica em gastos”
Muitos empresários têm condição financeira para realizar melhorias em seus negócios, mas não o fazem com medo dos gastos. Esta é uma ideia equivocada e que pode te impedir de crescer.
Certas reformas na empresa exigem mesmo um uso de capital. Porém, essa despesa não é um simples gasto, mas um investimento.
Treinamentos para a equipe, compra de bons produtos, cursos de gestão e investimento em tecnologia, por exemplo, ao médio prazo representam mais vantagem competitiva para a sua empresa, compensando os seus gastos.
“Existe um padrão organizacional para todas as empresas”
As grandes empresas são sempre um bom exemplo de atuação no mercado — afinal, se elas alcançaram o sucesso, é porque fizeram apostas corretas. Porém, ao contrário do que alguns empreendedores iniciantes pensam, não há uma única fórmula para chegar ao topo.
As multinacionais e as empresas evidenciadas geralmente atingem o sucesso porque oferecem o que o cliente deseja a valores justos e porque promovem inovações no seu ramo de atuação.
Ainda que existam alguns requisitos básicos a se seguir em um negócio, como fazer planejamentos, controlar seus gastos, fazer propaganda e investir em bom atendimento, o que dará mais resultados positivos depende de uma série de fatores.
“Investir em elevadores automotivos não é um bom negócio”
O mercado de reparação de veículos é competitivo e, por isso, a qualidade do serviço e uma estrutura diferenciada são pontos favoráveis que atraem o consumidor. Os equipamentos te ajudam a agilizar consertos e ainda transmitem confiança ao seu potencial cliente.
O elevador automotivo é um dos recursos que não podem faltar na sua oficina. Reparar um veículo contando apenas com macacos hidráulicos não é tarefa fácil: além da pouca praticidade, certos serviços ficam inviáveis se você utiliza apenas o macaco, diminuindo a sua atuação.
O elevador automotivo te permite oferecer mais serviços, mais praticidade, agilidade e qualidade nos seus reparos e o melhor: com um custo-benefício favorável para a oficina.
No artigo de hoje, você aprendeu que a gestão empresarial tem seus desafios, mas é possível contorná-los com esforço e conhecimento. Quer conhecer mais dicas valiosas para o seu negócio? Saiba mais sobre os elevadores automotivos clicando aqui!