7 importantes equipamentos para oficina mecânica de veículos pesados
7-importantes-equipamentos-para-oficina-mecanica-de-veiculos-pesados.jpeg

7 importantes equipamentos para oficina mecânica de veículos pesados

2 meses atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente nas grandes empresas. Nas oficinas, isso não é diferente.

O sucesso nessa área depende da qualidade e variedade dos seus produtos, além de uma equipe qualificada em oferecer um serviço bem-feito. Mas, especialmente no caso dos veículos pesados, ainda há os equipamentos para oficina mecânica, que devem atender especificações que garantam segurança e confiabilidade aos clientes.

Para estar apta a receber caminhões, ônibus, tratores e outros transportes afins, a oficina precisa oferecer um atendimento diferenciado e mais técnico em termos de revisão e reparo. Isso só para citar os serviços mais básicos.

Nesse sentido, equipamentos e ferramentas como scanner automotivo e elevador de 4 colunas são máquinas “obrigatórias” em lojas que querem se destacar nesse mercado automotivo.

É o seu caso? Então continue esta leitura e confira os serviços e equipamentos indispensáveis para uma oficina mecânica de veículos pesados ser um verdadeiro sucesso!

Os diferenciais nos serviços de uma oficina de veículos pesados

Os clientes estão muito exigentes em qualquer nicho do mercado — no automotivo, porque há uma grande variedade de montadoras e modelos de veículos. Logo, quem não se aprimora para oferecer um serviço que atenda a, pelo menos, 99% das necessidades do cliente acaba perdendo uma enorme fatia desse mercado.

O primeiro passo para realizar uma boa organização do seu espaço é definir que serviços a sua oficina oferecerá: pintura, troca de óleo, injeção eletrônica, funilaria, manutenção elétrica e eletrônica, dentre outros.

Em seguida, é essencial contar com uma estrutura adequada para cuidar dos veículos de grande porte — uma área coberta, que ofereça boas condições de trabalho para a equipe. O local de instalação e manutenção desses veículos também fará toda a diferença para um resultado final positivo.

Para serviços do tipo undercar, por exemplo, como balanceamento e alinhamento, é necessário ter um elevador apropriado e valas de inspeção. Além disso, é importante um estacionamento para guardar o veículo que, devido ao grande porte, não pode ser alocado em qualquer espaço.

Outra dica é manter um estoque de peças, principalmente, para caminhões. Geralmente, o motorista desses veículos corre contra o tempo para chegar ao seu destino, e ficar esperando muito tempo para repor uma peça não está entre os seus planos.

Assim, ao realizar os serviços com agilidade, a boa reputação da sua oficina será a melhor possível — o que significa cada vez mais clientes e lucratividade.

Também para ter um diferencial, aposte no bem-estar e em uma infraestrutura de qualidade para os motoristas de veículos pesados que viajam longas distâncias, sem muito conforto. Disponibilize uma sala com cafezinho, banheiro, água, lanche e até internet.

Em um ambiente assim, aguardar a realização de um serviço, mesmo que seja demorado, será bem mais agradável e evitará a impaciência por parte dos clientes.

Os principais equipamentos para uma oficina mecânica de veículos pesados

São muitos os equipamentos e peças necessários para manter uma oficina (de veículos leves ou pesados) funcionando com qualidade, rapidez e segurança.

Alguns itens — como alicates, guinchos e elevadores hidráulicos — são indispensáveis em qualquer loja. Outros já são mais específicos para quem decide trabalhar com veículos de grande porte.

De todo modo, o essencial é oferecer instrumentos a uma equipe competente e afinada com o serviço, auxiliando na execução de tarefas difíceis e atendendo com mais agilidade e eficácia as demandas.

Vejamos, a seguir, quais equipamentos fazem toda a diferença no atendimento de transportes pesados:

1. Guinchos hidráulicos

Assim como macacos hidráulicos, os guinchos são capazes de elevar qualquer tipo de carga, sobretudo as mais pesadas. No entanto, ao contrário do primeiro, que faz o trabalho de baixo para cima, o guincho pega o material de cima para baixo.

Ele costuma ser muito usado para serviços bastante solicitados em oficinas, como remover o capô de um carro, por exemplo.

Há diversos modelos desse tipo de equipamento fixo — cuja vantagem é oferecer maior segurança na execução das atividades e, também, dispensar um espaço de trabalho para que a retirada do motor ocorra. Com isso, não é necessária a movimentação de veículos pela oficina, dentre outros processos que podem atrasar a conclusão do serviço.

2. Elevadores automotivos

Tempos atrás, era comum as oficinas disponibilizarem fossos ou valas de inspeção para realizar serviços na parte inferior dos veículos. Contudo, com o avanço tecnológico, esse procedimento pôde ser substituído por elevadores automotivos, que tornam o serviço mais preciso e técnico e menos complexo, especialmente para veículos pesados.

O equipamento também demonstra a preocupação do local em investir em infraestrutura e modernização, ganhando muitos pontos a favor com o cliente. Mostra ainda um cuidado diferenciado com o veículo — além da estética positiva, em relação aos fossos.

Vale ressaltar, por fim, a possibilidade de manter um veículo suspenso sob outro quando a oficina estiver fechada, organizando melhor o espaço e o armazenamento dos veículos.

3. Chaves e alicates para veículos pesados

Sem dúvida, as chaves, dos mais diversos tipos, são indispensáveis a qualquer oficina mecânica.

Para realizar um serviço com agilidade, o ideal é que o mecânico tenha em mãos sempre uma caixa de ferramentas completa, com as mais importantes delas: inglesas, de fenda, de boca, allen. Sempre em diferentes tamanhos e diâmetros, para atender a todo tipo de serviço e veículo.

Da mesma forma, um kit de alicates é fundamental para tarefas mais simples, como desfazer fiações, realizar torções e cortes de cabos. Assim como as chaves, há vários tipos e tamanhos específicos de alicate para cada trabalho — que devem estar sempre à mão.

Na verdade, essas ferramentas devem estar sempre dispostas para uso contínuo nas oficinas, em locais acessíveis para a toda a equipe. Também precisam estar organizadas e limpas, pois realizam trabalhos simples, mas importantes para entregar o veículo pronto pontualmente.

4. Scanner automotivo

Os veículos atuais — inclusive os pesados — são feitos de painéis e sistemas eletrônicos, o que demanda ferramentas capazes de realizar, de forma digital, a leitura do funcionamento do automóvel.

Nesse cenário, um scanner automotivo se tornou um item fundamental para apontar possíveis falhas no sistema, dentre outros “diagnósticos” mais precisos. Outra vantagem é que esse equipamento pode prever determinados problemas e apontar melhores opções de configuração.

5. Manômetro

O manômetro tem a função de verificar a pressão de gases e líquidos em várias partes do veículo, como motor, freios e compartimento de combustível. De maneira geral, é uma ferramenta importante para determinar irregularidades no veículo, evitando riscos graves de acidentes e prejuízo ao cliente.

Hoje, já existe esse equipamento nas versões analógica e digital, o que facilita muito o trabalho nas oficinas.

6. Torquímetros

Ter que apertar um parafuso na roda de um ônibus ou caminhão não é nada fácil. Na verdade, quando se trata de veículos pesados, qualquer ajuste ou reparo demanda muita energia e força — muitas vezes, além do que uma pessoa é capaz de realizar.

Nesse sentido, ter um torquímetro é essencial a uma oficina bem equipada e preparada para cuidar de veículos de grande porte. Uma apertadeira mecânica também garante a fixação correta de peças, evitando que fiquem justas ou fracas demais.

Para facilitar o uso desse equipamento, diversas montadoras têm definido nos manuais os valores dos torques que devem ser aplicadas nas peças do veículo. Assim, o trabalho fica ainda mais preciso, mostrando como essa ferramenta é singular no conjunto de equipamentos para oficina mecânica de veículos pesados.

Enfim, esses são os principais equipamentos para oficina mecânica de veículos pesados. Como vimos, eles facilitam e otimizam todo o trabalho — o que se reflete em mais clientes satisfeitos e fiéis.

Gostou do nosso artigo? Então conheça nossa linha completa de elevadores automotivos e muito outros produtos indispensáveis para a sua oficina!