Macaco hidráulico ou elevador automotivo? 5 motivos para investir em um elevador
macaco-hidraulico-ou-elevador-automotivo-5-motivos-para-investir-em-um-elevador.jpeg

Macaco hidráulico ou elevador automotivo? 5 motivos para investir em um elevador

7 meses atrás 0

Compartilhe nas redes sociais.

Muitos proprietários de oficina mecânica vivem um grande dilema em relação a qual tipo de equipamento utilizar para a suspensão de veículos. Macaco hidráulico ou elevador automotivo: qual a melhor opção?

Pensando em responder a essa pergunta e ajudar você a lidar com essa escolha, preparamos este post. Explicaremos em detalhes como funciona cada um desses equipamentos, sendo que, ao final, trataremos das vantagens relacionadas ao elevador. Não deixe de conferir!

Macaco hidráulico

O macaco hidráulico é um equipamento muito utilizado por grande parte das oficinas mecânicas para a realização de vários tipos de serviços e, até mesmo as oficinas que possuem elevadores automotivos, acabam possuindo ao menos uma unidade de macaco hidráulico para desafogar os serviços nos elevadores realizando serviços mais simples com a troca de pneus.

A sua forma de operação é bastante simples e funcional: ao aplicar pressão em uma alavanca, os fluidos do macaco são comprimidos em direção a uma das pontas do equipamento onde o carro fica posicionado. Empregando força repetidas vezes com o auxílio da alavanca, é possível chegar à altura limite proporcionada pelo macaco.

Embora seja muito fácil operar o macaco hidráulico, a sua utilização em oficinas mecânicas nem sempre proporcionará bons resultados. Alguns tipos de manutenção, como no câmbio e embreagem, por exemplo, são muito difíceis de ser feitos com esse tipo de equipamento.

Além disso, temos problemas relacionados à segurança. Trataremos dessa questão com mais profundidade em outro tópico.

Elevador automotivo

Passando a uma análise do elevador automotivo, devemos destacar que as limitações observadas em relação à utilização do macaco são perfeitamente superadas.

Esse equipamento foi projetado para que se tenha pleno acesso à superfície inferior do carro, com toda a segurança necessária.

Motivos para investir em elevador automotivo

O elevador automotivo é uma opção muito mais interessante de equipamento para oficinas mecânicas se comparado ao macaco hidráulico.

A seguir, você poderá conferir cinco motivos para investir em um elevador:

1. Aumenta a produtividade

Já imaginou a possibilidade de aumentar significativamente o número de reparos em veículos realizados em sua oficina ao longo de uma semana? É exatamente isso que o elevador automotivo fará pelo seu negócio.

Isso porque os serviços de manutenção no câmbio, no escapamento e no motor serão realizados com muito mais facilidade e rapidez. Alguns procedimentos relacionados a esses componentes nem sequer podem ser feitos sem o auxílio do elevador.

Na prática, o investimento em um elevador automotivo representará não apenas mais produtividade, mas também maior faturamento para o seu negócio.

E, a depender do maior volume de trabalho que a sua oficina tiver condições de receber, o valor investido no equipamento será recuperado em apenas alguns meses. Com isso, podemos dizer que o elevador automotivo se paga com o tempo.

2. Agrada aos mecânicos

Além de ser possível aumentar a produtividade em sua oficina, o elevador automotivo facilita a vida dos mecânicos. Ao se ter acesso a toda a parte inferior do veículo com maior facilidade, é possível remover ou colocar peças no carro realizando menos esforço físico.

Somado a isso, temos uma vantagem relacionada a ganhos. Muitas oficinas remuneram os mecânicos a partir de um esquema em que parte do salário é fixo e outra parte é uma comissão atrelada à produtividade ou faturamento.

A partir do momento em que o seu time de mecânicos conseguir executar o trabalho com mais rapidez e facilidade, eles passarão a ter condição de produzir mais em menos tempo e, com isso, também ganhar mais.

3. Proporciona maior segurança

Segurança também é um ponto-chave relacionado ao investimento em um elevador automotivo porque o macaco hidráulico é um equipamento pouco confiável. Quem nunca ouviu falar de acidentes terríveis com mecânicos elevando veículos com o auxílio de macaco hidráulico?

Como causas para as falhas nesse equipamento, temos problemas como vazamentos de fluidos ou baixa lubrificação dos componentes do macaco.

Com o elevador automotivo, você estará resguardado, quase integralmente, dessas situações, pois se trata de um equipamento estruturalmente muito mais confiável.

4. Melhora a qualidade do serviço, fidelizando os clientes

Como já mencionado anteriormente, com o elevador automotivo você terá a possibilidade de realizar alguns reparos que antes não eram possíveis.

E, mais do que oferecer maior oferta de serviços, a sua oficina também poderá executar com maior qualidade aqueles trabalhos de reparo e manutenção que já são realizados.

Essa mudança elevará o seu negócio a um novo patamar, uma vez que os seus clientes ficarão muito bem impressionados com a qualidade do trabalho realizado em sua oficina. E, como todos sabemos, cliente satisfeito é cliente fidelizado!

5. Confere aspecto diferenciado à oficina

Quando uma pessoa entra em uma oficina mecânica é porque ela precisa ter o problema em seu carro resolvido. No entanto, toda a relação de prestação de serviço não se resume a isso.

Antes da decisão de compra, o cliente avaliará muitos outros fatores, que vão além de sua capacidade de fazer aquilo que se espera — realizar o concerto.

Em outras palavras, podemos dizer que o cliente quer ser tratado com cordialidade, quer desfrutar de um ambiente agradável, conseguir algumas facilidades e, por que não?, encontrar uma oficina com ótima infraestrutura.

Pensando nessa questão, o elevador automotivo só tem a contribuir. Esse equipamento confere um aspecto diferenciado ao ambiente, uma imagem de confiança.

Pense, por exemplo, naquelas oficinas onde são utilizados fossos para avaliação, reparo e manutenção de veículos. Que tipo de imagem esse estabelecimento passa? No mínimo, seria algo do tipo: “Desculpe, ainda não temos condições de oferecer o melhor serviço.”

Com o post de hoje, esperamos que você tenha entendido, de fato, quais são as diferenças entre o macaco hidráulico e o elevador automotivo — diferenças essas que são gritantes, diga-se de passagem.

Nós gostaríamos, principalmente, que você avaliasse o quão vantajoso pode ser investir em um elevador automotivo. Com base em todas as informações reunidas aqui, não será difícil concluir que vale a pena fazer essa aquisição para a sua oficina.

E, agora que você já sabe tudo sobre elevadores automotivos, sugerimos que faça o compartilhamento deste post em suas redes sociais. Assim, toda a sua rede de amigos ligada ao universo das oficinas mecânicas ficará tão bem informada quanto você. Até a próxima!